segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Seu pet está gordinho?

Filhote de bulldog
Pare de mimar seu pet com guloseimas. Ele pode ter problemas de saúde
Fofura demais pode ser sinal de excesso de peso, e isso não é nada legal para o bicho. A obesidade pode dar origem a problemas de saúde mais sérios, como diabetes, dificuldade de respiração e até locomoção. Um pet fora de forma não tem o mesmo pique, e isso, para eles, é péssimo. Bicho saudável é bicho que brinca.
Se esse é o caso do seu animalzinho, tá na hora de você mudar os hábitos. Não apenas dele, mas os seus! Os donos são os maiores culpados pelo bicho ganhar alguns quilinhos. Afinal, cão e gato não assaltam a geladeira ou abrem a dispensa, né?
Se você tem o hábito de dar sua comida para ele, pare já com isso. A gente sabe como é difícil negar um pestisco àqueles olhos pidões, mas o emagrecimento deles depende exclusivamente de nós.
E como identificar se o bicho tá gordinho? “O animal perde o aspecto de “ampulheta”, ou seja, cintura visível e quando o vemos por cima e não conseguimos mais sentir as costelas“, esclarece Anna Maria Schnabel, uma das veterinárias fundadoras da ABEV (Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária).
Pet obeso tem que fazer dieta?
Nada de colocar o bicho pra malhar e nem levá-lo para andar 10 km com você no parque “Muitos animais ficam com problemas articulares por causa do excesso e peso, e quando forçamos uma simples caminhada, estamos piorando a situação ortopédica do paciente”, explica Anna.
Hoje em dia já existem rações lights, específicas para animais acima do peso, mas devem ser indicadas por um veterinário, assim como a quantidade diária.  Em casos mais sérios, o especialista realiza alguns exames antes de iniciar um tratamento. Por isso, procure sempre um veterinário. Seu pet agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário